MODALIDADES

BABY CLASS

(Para crianças a partir de 3 anos de idade)

Seguindo alguns princípios do Ballet Clássico, é desenvolvido nas aulas atividades de desenvolvimento e aprendizagem motora adequada a faixa etária. Com objetivo de estimular e desenvolver: criatividade, musicalidade, ritmo, coordenação, lateralidade, equilíbrio, noção espaço-temporal,  socialização, psicomotricidade entre outros aspectos, através de brincadeiras e jogos lúdicos voltados a dança.

 

BALLET CLÁSSICO

(A partir dos 6 anos de idade, infantil, infanto-juvenil, juvenil, aduto)

O ballet clássico é o mais formal dos estilos de ballet, que adere à técnica do tradicional. Existem variações relativas à área de origem, como ballet russo, ballet francês, italiano. Os cinco estilos mais conhecidos  são o método Vaganova, ou Método Russo, depois de Agrippina Vaganova, o método Cecchetti, ou método italiano, depois de Enrico Cecchetti, o Método Bournonville, ou método dinamarquês, depois de Agosto Bournonville, o método Balanchine, ou School of American Ballet / New York City Ballet Método, depois de George Balanchine, e da Royal Academy of Dance Method, ou RAD Método, criado na Inglaterra.

É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras modalidades de dança, como o Ballet Neoclássico, o  Jazz Dance e a Dança Contemporânea.

Atualmente existem várias outras vertentes do ballet, entre elas ballet expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.

Os princípios básicos do ballet são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa do quadril e dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.

BALLET NEOCLÁSSICO

O ballet neoclássico é um estilo de ballet que usa o vocabulário do clássico, mas é menos rígido. Os bailarinos se submetem a ritmos mais diferenciados e realizam os passos com mais liberdade nas montagens coreográficas. Embora a organização no ballet neoclássico seja mais variada, é a ênfase na estrutura que o caracteriza.

JAZZ DANCE e  MODERN JAZZ

(A partir dos 6 anos de idade, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto)

O Jazz é uma forma de dança moderna, que é fortemente influenciada pelos sons e ritmos da música Jazz afro-americana. 

O jazz enquanto  dança é muito "ímpar", com  ênfase na valorização das competências individuais de seus coreógrafos e professores. Este estilo de dança passou a influenciar fortemente a Broadway (a "casa" do jazz Dance mundial onde se encontram as melhores escolas e companhias de dança especializadas nesta técnica) , por sua vez, Hollywood e também no ballet e na dança moderna. O Jazz é conhecido por ser fortemente imprevisível, graças às suas influências Africanas. As movimentações dos bailarinos de jazz podem ser lentas, graciosas ou eles podem se mover com agilidade e rapidez, executando saltos fantásticos e outras proezas.Como resultado, eles tornam-se  fisicamente muito flexíveis, e muito preocupados a marcação da música na dança, o ritmo. Esta forma de dança não tem necessariamente de ser realizada com a música jazz, embora muitas vezes seja, pode-se usar a criatividade e  músicas de todos os estilos.

DANÇA CONTEMPORÂNEA

Mais que uma técnica específica a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separadamente do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra. Distinções podem ser feitas entre a dança contemporânea Americana, Canadense e Européia.

A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: Improvisação, Contato Improvisação, Método Laban, Técnica de Release, Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai, entre outros. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais, cotidianas como também a fisiologia e anatomia do corpo. Aliado a isso viu-se a necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática.

O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, trazem o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como a Técnica Alexander, Feldenkrais, Eutonia, Klauss Vianna (Brasil) entre outros.

A dança contemporânea passou a trazer a discussão o papel de outras áreas artísticas na dança como vídeo, música, fotografia, artes plásticas, performance arte, cultura digital. Surgindo a partir de então vertentes como a vídeo dança, tornando a relação mais híbrida da dança entre as diferentes áreas.

 

CONTEMPORÂNEO KIDS

Com intenção de valorizar o universo infantil, baseando-se na Dança Moderna e Contemporânea. Os bailarinos dançam descalços, trabalham contrações, desencaixe, seus movimentos são mais livres e criativos. A opção da liberdade nos movimentos cria inúmeras possibilidades que virão a somar ao repertório motor da criança. Este estilo procura dar ênfase aos sentimentos, aos sonhos, ao cotidiano, tentando teatralizá-los ao máximo através de movimentos corporais.

*LABORATÓRIO LIVRE DE DANÇA - 'CRI-AÇÃO'

Espaço para "criação", sob orientação porém, sem modalidade definida, com objetivo de valorizar uma "nova" dança, livre de estigmas, preconceitos e nomenclaturas.

*ESCOLHA UMA OU MAIS MODALIDADES... VENHA NOS VISITAR!  1ª AULA GRATUITA *
 


Contato

Ballet Aline Bucco

Rua Coronel Melo 398
CEP 98025-050
Bairro São Miguel
Cruz Alta - RS


(55)3322-3703
(55)3303-5895
(55)9107-3067